Em 07/01/2020 às 19h22

Com jovens da base, Flamengo inicia treinos em meio à crise nos bastidores

Demissão de Paulo Pelaipe, ex-gerente de futebol, escancara crise no clube


Autor: Redação FutRio / Foto: Alexandre Vidal (CRF)

Pode parecer mentira, mas após uma temporada mágica, com os títulos Carioca, Brasileiro e da Libertadores, o Flamengo começa 2020 em crise. Na tarde desta terça-feira (7), n Ninho do Urubu, o Rubro-Negro começou a sua pré-temporada, com um elenco que tem como base a equipe sub-20, mas o que repercutiu no Mais Querido foi a não permanência do gerente de futebol, Paulo Pelaipe.

O dirigente que estava na sua segunda passagem no Flamengo, onde tinha trabalhado em 2013 e 2014, teve o seu contrato vencido no fim de 2019, mas já tinha sido comunicado que teria seu vínculo renovado. Porém, recebeu um e-mail do RH do clube que o comunicou o seu desligamento. Somando suas passagens pelo clube, são cinco títulos: Copa do Brasil em 2013, Carioca em 2014, e Estadual, Brasileiro e da Libertadores no ano passado. Presidente Rubro-Negro, Rodolfo Landim, comunicou que a decisão da não permanência do ex-gerente de futebol foi sua.

Porém, essa decisão de Rodolfo Landim não foi por acaso. Paulo Pelaipe formava ao lado de Marcos Braz, vice-presidente de futebol e homem forte na modalidade, e Bruno Spinel, diretor de futebol, um trio que foi o grande responsável pelo sucesso da equipe dentro de campo em 2019. Braz e Spinel foram responsáveis pelas grandes contratações feitas pelo clube e Marcos Braz foi quem teve a ideia de na manter Abel Braga como técnico após a parada da Copa América e procurar um novo treinador. Como ficou sabendo da situação, Abel se demitiu e o Flamengo contratou Jorge Jesus, que mudou a cara do time e levou aos títulos.

Naquele momento começava uma crise dentro do clube, mas que os resultados abafaram. Luiz Eduardo Baptista, conhecido como BAP, vice-presidente de relações exteriores do clube, foi contra a saída de Abel Braga, mas perdeu a queda de braço para Marcos Braz, que escutou Paulo Pelaipe, que indicou Jorge Jesus, entrou em contato com o técnico e acertou a vinda do treinador.

Quando o Flamengo estava em Doha, no Qatar, disputando o Mundial de Clubes, uma nova crise as vésperas da final contra o Liverpool (ING). Informações de que funcionários ligados ao departamento não receberiam premiações pelos títulos conquistados não caiu bem para trio Marcos Braz, Paulo Pelaipe e Bruno Spinel, e tão pouco para os jogadores. A situação acabou vazando, o que desagradou BAP e que acabou sendo responsabilizado por isso foi Pelaipe, que acabou não tendo seu contrato renovado.

Garotos que vão jogar a Taça Guanabara começam a pré-temporada
  
Muita confusão fora de campo, mas o trabalho dentro dele começou. Como a temporada 2019 só se encerrou no dia 21 de dezembro, os principais jogadores do elenco do Flamengo só começarão a treinar no dia 22 de janeiro. Por isso, 27 jogadores oriundos da base rubro-negra, começaram as atividades e vão atuar durante a Taça Guanabara.

Durante este período, Maurício Souza, técnico do sub-20, comandará o Flamengo. Gabriel Batista, João Lucas, Matheus Dantas, Rafael Santos, Hugo Moura, Vinícius Souza, Pepê e Vitor Gabriel, estiveram em Dubai, pois já faziam parte do elenco profissional, porém, não estavam inscritos no Mundial de Clubes, abreviaram suas férias para reforçar a equipe da Taça Guanabara.

Esse grupo pode aumentar nos próximos dias. Pedro Rocha, primeiro reforço do clube para 2020 que chega por empréstimo junto ao Spartak Moscou (RUS), esteve no período da manhã no clube e deve começar a treinar ainda esta semana. Outra novidade é Thiago Fernandes, destaque do Náutico (PE) na temporada passada, que o Flamengo contratou, mas como ainda tem apenas 18 anos, num primeiro momento ele chega para integrar a equipe sub-20.

Outro que surpreende e pode estar presente na Taça Guanabara é Lázaro. Uma joia rubro-negra que tem uma multa rescisória de 80 milhões de euros, o garoto de 17 anos, que brilhou na equipe sub-20 do Flamengo e foi o grande herói do título Mundial sub-17 do Brasil em 2019, foi submetido a uma artroscopia no joelho, mas já faz trabalhos com bola, mas ainda sem trabalhar com os demais companheiros. Cresce a expectativa para ele ser relacionado para os primeiros jogos do clube no ano.

A estreia do Flamengo no Campeonato Carioca está marcada para o dia 18 de janeiro, contra o segundo colocado da Seletiva, que neste momento é o America. Confira a lista:

Goleiros: Gabriel Batista, Hugo Souza e Yago
Laterais-direito: João Lucas e Matheuzinho
Zagueiros: Matheus Dantas, Rafael Santos, Gabriel Noga, Gustavo e Nathan
Laterais-esquerdo: Ramon e Ítalo
Volantes: Hugo Moura, Vinícius Souza e Gomes
Meias: Luiz Henrique, Pepê, Yuri César e Richard Rios
Atacantes: Bill, Guilherme Bala, Lucas Silva, Rodrigo Muniz, Thiago Santos, Thiago Fernandes, Vitor Gabriel e Wendel

Tags: Flamengo

Outras Notícias

Encontre-nos no Facebook






As informações deste site são constantemente atualizadas pelo FutRio. Ressaltamos que o FutRio reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.

© Copyright FutRio - Todos os direitos reservados.

desenvolvido por