A temporada 2020 promete ser importante para o America na base, pois o clube retorna a Copa São Paulo de Futebol Júnior após 18 anos. Mas esse trabalho não começou hoje e o clube voltou a olhar com carinho para as suas categorias de base há alguns anos. Inclusive, Ney Barreto técnico da equipe profissional, comandou o sub-20 por dois anos e conseguiu bons resultados.
Pensando na equipe profissional, o America contará com o goleiro Palma, o zagueiro Reis, os volantes Knupp e Franck, os meias Guilherme Silveira e Renan Costa e o atacante Marquinhos, sem contar Paulinho, que retornou ao clube, e Daniel, que são mais experientes, mas foram formados no clube. Ney Barreto deixou claro que confia nos mais jovens e dará oportunidade para a garotada.
- Vou dar chances para os mais jovens. Eles estão no elenco profissional e tenho total confiança neles. Sabemos que o amadurecimento está vindo, mas é um processo natural e só virá com eles sendo testados e utilizados - disse o treinador, que prosseguiu.
- É uma situação que decidimos esse ano, com dois anos de bons resultados do sub-20. É fundamental que o clube tenha em seu plantel cada vez mais jogadores oriundos da base. Esse jogador chega com um sentimento diferente, de gratidão, se sente em casa. Essa identidade é especial e importante. Isso sem falar na parte econômica, principalmente nos dias difíceis que vivemos. Uma futura renda ou parceira gerada por alguns deles pode ser tão valiosa quanto o retorno esportivo que também podem dar.
A estreia do America na Seletiva do Campeonato Carioca está marcada para o dia 22 de dezembro, às 15h, contra o Macaé em casa.